Fale agora com um Consultor

Obrigatoriedade de instalar painéis solares pode ser realidade até 2023, na União Europeia.

O futuro das fontes renováveis parece já ter se tornado presente em definitivo.

Organização Zero, cita um relatório do Oeko-Institut e da Rede de Ação Climática Europeia, em que indica que até 2023 entrará em vigor a obrigatoriedade de instalar painéis solares em edifícios novos ou renovados.

Este será um ponto-chave que estará em discussão entre os decisores políticos, no âmbito da revisão da Diretiva Europeia para o Desempenho Energético dos Edifícios.

Uma obrigatoriedade que irá ajudar a baixar as contas de energia, aumentar a segurança energética e ajudar a União Europeia a cumprir com os objetivos propostos para as alterações climáticas.

Já existem Estados-Membros com esta obrigação aquando da aprovação dos projetos de construção, mas o que agora se vai estabelecer, é uma “abordagem harmonizada”.

Em Portugal, ainda não existem estas medidas, mas foi criada a Comunidade de Energia Renovável pela Copérnico, cooperativa portuguesa de energias renováveis, que tem como objetivo, “promover o modelo cooperativo de implementação e utilização de energia renovável num dado território e deste modo servir de exemplo a outras autarquias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *